terça-feira, 10 de março de 2009

Impressão do Encontro de Roma - Josiane

Impressão do Encontro de Roma


Diante de tudo que escutei e vivenciei neste “Primeiro Congresso Internacional para estudantes, estudiosos e jovens profissionais do Direito” não apenas durante o dias em que ocorreram efetivamente o congresso, como também os meses que o antecederam com a sua preparação, sinto no mais profundo do meu coração que o Carisma de Chiara não tem uma natureza tão-somente mística, tem de igual modo e com a mesma intensidade um alcance sócio-cultural. Trata-se de um precioso dom de Deus para o homem contemporâneo, imerso em um número sem fim de “noites” e gritos que pedem por socorro, que precisa urgentemente do mais precioso dos bens: o bem relacional, o qual emana de um relacionamento fraterno, um relacionamento de amor.
O que fica para mim desses dias além do mergulho em concepções, em conhecer outras experiências, pois significativos foram os relatos dos operadores do direito, estudiosos e estudantes dos mais diversos países, com seus respectivos costumes, formas de pensar e atuar o direito, foi a construção de um relacionamento baseado no respeito ao outro. Aí está a essência.
O “Comunhão e Direito”, enquanto inundação, é um dos meios para inundar o mundo com amor.
Sim, o amor da professora para com o acadêmico, do advogado com o cliente, do magistrado ou do membro do Ministério Público com aquela pessoa que recorre ao Judiciário para a resolução de um conflito. Afinal qual a melhor forma de solucionar conflitos que não seja o amor? A proposta do Congresso: “Tu sei me”, ou seja, “o outro sou eu” torna-se um imperativo categórico para fazermos o bem.


Josiane

Nenhum comentário: